Saúde mental - equilíbrio entre corpo e mente
- projetosemente
- 24 de set. de 2020
- 2 min de leitura
A saúde mental é, frequentemente, esquecida e desvalorizada. É esperado que cada um lide com os seus problemas internos. Assim, torna-se comum que as pessoas escondam aquilo que sentem, as suas preocupações e dificuldades, e a saúde psicológica fica por cuidar, causando-lhes um grande sofrimento.

"Os problemas de Saúde Psicológica são uma experiência humana comum. Podem acontecer a qualquer um de nós, em qualquer altura. Na realidade, 1 em cada 5 portugueses sofrem de uma perturbação mental."
Ordem dos Psicólogos Portugueses - OPP
Precisar de ajuda com a saúde mental é muito mais comum do que possa imaginar. É estimado que 1 em cada 5 portugueses sofra de uma perturbação mental.
Ansiedade, depressão, burnout – quantas vezes ouvimos falar destes assuntos e, mesmo assim, não se tornam menos tabu.
Uma doença mental não deixa de ser uma doença e tem de ser tratada. Quando não é, pode causar grande sofrimento e dificultar as tarefas do quotidiano, e outros sintomas podem surgir (a par das doenças mentais surgem muitas vezes outras doenças).
Muitos estigmas rotulam a saúde e a doença mentais. Temos, como sociedade de trabalhar em conjunto para os descontruir.
Cuidar da nossa saúde mental não deve ser um motivo de vergonha. Não é uma fraqueza. Não somos egoístas por querermos cuidar de nós. Não somos A doença.
É urgente tratar a doença mental o mais cedo possível, de preferência quando é ainda ligeira a moderada, antes que se transforme em situações mais graves e crónicas. Não nos podemos esquecer de que corpo e mente funcionam em conjunto. Uma mente saudável torna o corpo mais saudável, torna-nos mais resistentes e confiantes.
Há muitas coisas que podemos fazer para trabalhar corpo e mente. Falar sobre os nossos problemas, procurar um psicólogo, dedicarmos tempo a nós mesmos/as, praticarmos yoga e meditação…
Procure ajuda, não deixe para amanhã!
Comments