Meditação infantil - será que resulta?
- projetosemente
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Porque é tão importante a prática de yoga e meditação nas crianças?
Saiba quais os benefícios e como pode contribuir muito favoravelmente para este arranque de ano letivo atípico para crianças, pais e professores!

A palavra “meditação” refere-se a um conjunto de técnicas de promoção da atenção, com o objetivo de promover estados mentais positivos. Nos últimos anos, têm sido desenvolvidas várias investigações científicas para perceber o impacto da meditação, nomeadamente para as crianças, assim como o seu papel no desempenho escolar, na saúde mental e inteligência emocional. Zenner, Herrnleben-kurz e Walach (2014) associaram a prática de meditação (nomeadamente, a atenção plena ou mindfulness) à melhoria do desempenho cognitivo e como um fator protetor em relação a situações de stress.
A prática de yoga e meditação são aliadas de peso das nossas crianças, pais/mães e professores/as, pois intervêm em vários campos, tanto em contexto escolar, como em contexto familiar. Estas práticas têm inúmeros benefícios para a saúde física e mental das crianças, e têm demonstrado um impacto positivo no seu desenvolvimento. Praticar Yoga regularmente ajuda a relaxar e acalmar a criança, promove o foco e concentração, e por conseguinte melhora o comportamento e o rendimento escolar.
Lazar (2016) encontrou uma relação entre a prática de meditação e uma mudança a nível cerebral, tanto na atividade como na sua estrutura, relacionadas com o treino da mente e da concentração, assim como na regulação emocional.
Conheça alguns dos benefícios da meditação nas crianças:
- Possibilita a concentração e relaxamento;
- Promove a autoestima e autoconfiança;
- Combate a ansiedade e o stress;
- Promove bons padrões respiratórios;
- Diminui a impulsividade;
- Melhora a inteligência emocional - ajuda a identificar e regular as emoções;
- Aumenta a capacidade de lidar com situações de stress;
- Desenvolve a memória;
- Promove o desenvolvimento cognitivo, o que se pode traduzir num melhor desempenho escolar (Rahal, 2018);
- Aumenta o bem-estar psicológico geral (Brown & Ryan, 2003).
Estão prontos/as para experimentar aí em casa?
Na Semente temos sessões de meditação regulares para adultos e crianças.
Referências bibliográficas
Brown, K. W.; Ryan, R. M. (2003). The benefits of being present: mindfulness and its role in psychological well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 84(4), 822–848.
Lazar, S. W. (2016). A neurobiologia de mindfulness. In: Germer, C. K.; Siegel, R. D.; Fulton, P. R. (Orgs.), Mindfulness e psicoterapia (p. 290-303). Porto Alegre, RS: Artmed.
Rahal, G. (2018). Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção. Psicologia Escolar e Educacional, 22(2), 347-358.
Zenner, C.; Herrnleben-Kurz, S.; Walach, H. (2014). Mindfulnessbased interventions in schools – A systematic review and metaanalysis. Frontiers in Psychology, 5(Junho), 1–20.
Comments